Receitas Clássicas: Turning Tower

Receitas Clássicas: Turning Tower

Quem já mexeu um pouco com Grasshopper e até chegou a procurar algum tutorial na internet certamente percebeu que algumas soluções aparecem recorrentemente. Poderíamos dizer que são soluções clássicas.

Assim, estou começando uma série de tutoriais que esclarecessem justamente essas soluções, começando por talvez a mais simples de todas: a Turning Tower.

INGREDIENTES:

INGREDIENTES.png

Modo de Preparo:

1- Comece separando 2 Number Sliders (você pode clicar 2 vezes com o botão esquerdo do mouse para ajustar os valores mínimo e máximo de cada 1) e o componente Ellipse.

2- Conecte 1 dos Number Slider no Input R1 do componente Ellipse e o outro conecte no R2.

3- Agora pegue 2 Number Sliders e 1 componente de Series.

4- 1 desses Number Sliders será conectado no N do Series (ele definirá qual o pé direito de nossa torre), enquanto o outro será conectado no C do Series (definindo assim a quantidade de andares). Reserve esse trecho da definição.

5- Um pouco parecido com a etapa anterior, vamos pegar 1 Number Slider e 1 Series.

6- Desta vez, reaproveitando o Number Slider que usamos para definir o número de andares do outro componente de Series, conecte-o no C desta nova Series. Para o N, vamos utilizar o Number Slider que separamos (este vai controlar quantos graus cada andar vai rotacionar, por isso recomendo que o mínimo esteja em 0 e o máximo em 360). Reserve.

7- Repita o mesmo procedimento da etapa anterior com os Number Slider e o Series restantes. O Number Slider que for conectado no N desta vez irá controlar o fator de escala de cada andar. Note que ficará sobrando 1 Number Slider.

8- Conecte-o no S e certifique-se que ele esteja definido com um valo maior do que 0. Reserve.

ELLIPSE_SERIES.png

9- Agora, puxe a Ellipse que fizemos no começo, a primeira Series, 1 Unit Z e 1 Move.

10- Vamos conectar a saída E do Ellipse com a entrada G do Move.

11- A saída S do Series será conectada no F do Unit Z.

12- E a saída V do Unit Z será conectada na entrada T do Move.

MOVE.png

13- Utilize este Move que acabamos de criar, com a segunda Series que criamos (a dos ângulos), o componente de Area e o Rotate.

14- Pegue a saída G do Move e conecte no G do Rotate.

15- Ainda utilizando o G do Move, conecte-o na entrada G da Area.

16- Pegue a saída S da Series e conecte na entrada A do Rotate. Clique com o botão direito do mouse no A e selecione Degree.

17- Da saída C da Area, conecte na entrada P do Rotate.

ROTATE.png

18- Pegue o componente Scale e conecte a saída G do Rotate na sua entrada G.

19- Para o C do Scale, utilize a saída C da Area e para o F use a útima Series que sobrou.

20- Clique com o botão direito do mouse no F do Scale e selecione Reverse.

SCALE.png

21- Vamos finalizar a definição utilizando a saída G do Scale e conectando-o tanto na entrada C do Loft quanto na E do Boundary.

DEFINICAO_TURNING_TOWER.png

O resultado final deve ficar parecido com isso:

TURNING TOWER_SIMPLES.png

Quem quiser sofisticar ainda mais pode dar espessura nas lajes e criar o frame entrelaçado nas bordas. Mas vou deixar isso de desafio para vocês resolverem sozinhos.

Reparem também que eu não justifiquei a maioria das ações que fiz para construir essa definição. Assim como um confeiteiro não vai explicar todos os processos químicos inerentes em uma receita, acredito que explicar todos os processos lógicos de uma definição pode dificultar o entendimento inicial. Mas não se preocupem, também vou começar uma série neste blog que explica componente por componente e outra que explica minuciosamente as operações lógicas.

Até lá!

Quem é esse Componente? É o Number Slider!

Quem é esse Componente? É o Number Slider!

Workshop: ArqDog

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