Archicad: Terreno TXT
Neste tutorial, utilizei o Archicad 22 e o Autocad para resolver algo que muitos sentem dificuldade no dia a dia: modelar terrenos em BIM. Este estudo de caso vai abordar a capacidade que o Archicad possui de reconhecer pontos geométricos em formato .txt e traduzí-los em uma malha de terreno.
Começando pelo Autocad, com um terreno onde as curvas possuem alturas e posições georreferenciadas, explodimo-las no intuito de segmentá-las em linhas simples .
Selecionada as linhas, executamos uma extração de informações das mesmas.
Como Resultado temos um arquivo .txt com os pontos em x,y e z.
Gerado o arquivo .txt, basta incorpora-los no Archicad para começar a recriar o terreno.
Concluída a importação, o resultado final provém da capacidade do Archicad de georeferenciar no espaço os pontos de uma malha a partir do arquivo .txt gerado anteriormente.
As vantagens deste modo de conversão tornam-se evidentes quando temos um modelo muito pesado de terreno, por exemplo vindo pelo Civil 3D como uma nuvem de pontos (point cloud). Estes tipos de arquivos são, a princípio de difícil manipulação no Archicad por conta do tamanho do arquivo, mas através desta metodologia podem ser facilmente, e rapidamente, convertidos em objetos de terreno.