Interpretação Geológica

Interpretação Geológica

Antes de mais nada, é preciso uma breve introdução. Para a elaboração do projeto de fundações do edifício deste estudo, montou-se um modelo 3D dos estratos do sub-solo, buscando uma maior flexibilidade na análise de secções do terreno. Para tanto, fez-se uso do método do inverso do quadrado das distâncias para a interpolação dos valores fornecidos nas 4 sondagens SPT feitos na área.

O método do inverso ponderado da distância é reconhecidamente um dos métodos de interpolação mais utilizados, comumente conhecido como IDW – Inverse Distance Weighted. Neste método, o processo de cálculo passa pela determinação do valor de um ponto qualquer da região fazendo a média com os pontos mais próximos, onde esta média é ponderada pelo inverso da distância aos pontos conhecidos. LANDIM (2000) relata em seu trabalho com as principais características do IDW (...)
— BEZERRA e CORDEIRO

No relatório usado como referencia, a interpolação foi elaborada em uma planilha do software Microsoft Excel, no entanto para uma melhor visualização do trabalho e compatibilização com programas CAD, utilizou-se os softwares Rhinoceros e Grasshopper, que facilitam a interface entre os calculo numéricos e modelo 3D.

SPT_EXCEL_GRASSHOPPER.png

Da mesma forma como foram interpolados os estratos do subsolo do terreno, o NSPT foi interpolado com o método IDW, com informações vinculadas aos cortes escolhidos.

SPT_RHINOCEROS_GRASSHOPPER_INTERPOLACAO.png

Secção do terreno com as informações de NSPT e estratos computados

 

SPT_RHINOCEROS_GRASSHOPPER_INTERPOLACAO_02.png
Concurso: Vamos pela Sombra

Concurso: Vamos pela Sombra

Archicad: Terreno TXT

Archicad: Terreno TXT