Receitas Clássicas: Attractor Point

Receitas Clássicas: Attractor Point

Continuando a série de receitas clássicas do Grasshopper, hoje vamos ver outro método muito utilizado: o Attractor Point. Ele consiste em estabelecer uma relação de distâncias entre um ponto (ou mais) e uma malha, influenciando vários outros parâmetros, como largura de algo, altura, etc.

RECEITAS_CLASSICAS_HEXAGON_ATTRACTOR_POINT.png

Ingredientes:

  • 3 Number Sliders

  • 1 Point

  • 1 Square Grid

  • 1 Distance

  • 1 Multiplication

  • 1 Polygon

RECEITAS_CLASSICAS_ATTRACTOR_POINTS_COMPONENTES.png

Modo de Preparo:

1- Para começar, vamos utilizar o Point. Notem que ele é um parâmetro: não executa nenhuma ação e é apenas utilizado para instanciar algo ou transferir informações. Neste caso, pretendemos instanciar um ponto no universo do Rhinoceros clicando com o botão direito em cima do Point e escolhendo a opção Set one Point. Em seguida, clique em qualquer lugar da viewport do Rhinoceros. Note que se fizer tudo correto, parâmetro Point ficará cinza claro. Reserve este Point.

RECEITAS_CLASSICAS_ATTRACTOR_POINTS_POINT.png

2- Agora, pegue 2 Number Sliders, 1 variando entre 0.0 e 5.0 e o outro entre 1 e 50 (quem não souber como fazer isso, basta ler o posto sobre Number Sliders, onde abordo todas suas configurações em detalhes), e 1 componente Square Grid.

3- Conecte o primeiro slider (de limite 5.0) no input S do Square Grid (idealmente, defina o slider com um número maior que 0). Já o segundo slider (de limite 50) será conectado no input Ex e Ey do Square Grid.

RECEITAS_CLASSICAS_ATTRACTOR_RECTANGULAR_GRID.png

4- Com o botão direito, clique no output P do Square Grid e selecione a opção Flatten.

5- Em seguida, pegue o componente Distance e resgate o Point, criado na primeira etapa da receita.

6- O output do Point será conectado no input A do Distance, enquanto o output P (com o Flatten) do Square Grid será conectado no input B do Distance. Reserve.

RECEITAS_CLASSICAS_ATTRACTOR_DISTANCE.png

7- Pegue o Number Slider (variando entre 0.000 e 2.000) restante e o componente Multiplication. Nesta etapa, pretendemos criar um fator de decaimento para os valores de distância não ficarem muito exagerados. Para isso, conecte o output D do Distance no input A do Multiplication e o output do slider no B.

RECEITAS_CLASSICAS_ATTRACTOR_MULTIPLY.png

8- Por fim, utilize a relação que acabamos de criar e conecte no input R do componente Polygon; para seu input P, utilize o output P do Square Grid que havíamos reservado.

RECEITAS_CLASSICAS_ATTRACTOR_POLYGON.png

Se tudo correu bem, o resultado final deve ficar parecido com isso:

RECEITAS_CLASSICAS_ATTRACTOR_POINT.png

Neste tutorial, a relação de distância entre o ponto e a malha foi utilizado para definir a largura dos hexágonos, mas também poderia ser usada para qualquer outra coisa como a altura de uma malha topológica de uma superfície.

RECEITAS_CLASSICAS_ATTRACTOR_POINT_SURFACE.png

Desta receita, acabamos. Contudo, pergunto a vocês: como utilizar mais de 1 ponto de atração?

Fica como desafio para quem quiser se aprofundar.

Fica como desafio para quem quiser se aprofundar.

Notem que eu não expliquei algumas operações lógicas como o Flatten. São tópicos 1 pouco mais complexos que pretendo abordar com profundidade em séries futuras.

 
Elogio a Sombra: Pergolado

Elogio a Sombra: Pergolado

DIY: Luminária Paramétrica

DIY: Luminária Paramétrica