Elogio a Sombra: Pergolado

Elogio a Sombra: Pergolado

Recentemente, enquanto pesquisava sobre a Expo 70, Osaka, redescobri um belíssimo projeto paulista. Fruto de uma colaboração tão inusitada quanto a de Kenzo Tange e Taro Okamoto no Big Roof, Paulo Mendes da Rocha e Ruy Ohtake, bem como Jorge Caron e Júlio Katinsky, colaboraram na criação do pavilhão brasileiro da exposição mundial.

Festival Plaza e o Big Roof.

Festival Plaza e o Big Roof.

Apesar de também abordar o tema da cobertura, assim como a equipe japonesa, o projeto brasileiro parecia uma negação ao Big Roof. Tratava-se de um pergolado com pé-direito reduzido, em grelha de concreto, low-tech e bruta que literalmente pousava sobre uma topografia ornamental. Quem quiser saber mais sobre este projeto, clique aqui.

A Pequena Cobertura brasileira.

A Pequena Cobertura brasileira.

Tal foi minha felicidade em rever este projeto que decidi fazer uma pequena homenagem; do meu jeito e relevante ao blog. E se a grelha tivesse aberturas variáveis (em minha opinião, a maior potência deste projeto era sua sombra)? Como ficaria?

Resgatando a definição do Attractor Point, adaptei para gerar coberturas com aberturas variáveis e influenciadas por um ponto de atração.

ATTRACTOR_POINT_COBERTURA.png

Para as regras das aberturas, tirando sua distância em relação ao ponto de referência, imagine que podemos traçar um vetor, partindo do centro de uma célula da grelha; agora decomponha este vetor em seus valores em X e Y. Se X for maior, então a largura da abertura em Y fica fixa e X varia; caso contrário o oposto acontece.

1200px-Vector_components-small.jpg

Aplicando esta regra sobre uma malha temos:

ATTRACTOR_POINT_COBERTURA_PLANTA.png

Agora, pousando a cobertura gerada sobre uma topografia:

ATTRACTOR_POINT_COBERTURA_PERSP.png

Uma definição simples, mas que aborda conceitos importantes: como são muitos módulos, 1500, ficaria inviável criá-los como Breps; por isso fiz uso de low poly meshes.

Fica aqui expressa minha homenagem, espero que tenham gostado e não de esqueçam de baixar a definição no link abaixo.

Até a próxima!

Quem é esse Componente? É o Series!

Quem é esse Componente? É o Series!

Receitas Clássicas: Attractor Point

Receitas Clássicas: Attractor Point